Quem foi o doutor Bonfim?

Posted on

Quem foi o Doutor Bonfim?

Bonfim da Costa Neves nasceu em 1904 na freguesia de Sta. Cristina de Malta, concelho de Vila do Conde. Formou-se aos 22 anos na Faculdade de Medicina do Porto. Casou em 1928 com uma transmontana de nome Maria José Ferreira de Gouveia Pimentel mudaram-se depois para Alvites – Mirandela, terra de sua esposa e onde moraram durante dois anos. Foi depois viver para a Torre de Dona Chama, alugando uma casa que é hoje conhecida por casa da Ramadinha. Nessa altura só existia na torre um médico, o Dr. Silva, já avançado na idade, pelo que ele começou a ser chamado por doutor novo. O doutor silva confiou-lhe os seus doentes  e a sua própria saúde, depositando nele toda a sua confiança. Assim, alicerçou a sua carreira como médico. Exerceu a sua profissão durante 47 anos por muitas aldeias dos concelhos de Mirandela, Vinhais , Macedo de Cavaleiros, Valpaços. Não existindo as condições que dispomos nos dias de hoje, os caminhos eram penosos e o Doutor Bonfim percorria grandes distâncias montado no seu cavalo. Nessa Altura, os médicos eram uma raridade por toda a região.

O Doutor Bonfim foi sub-delegado de saúde no concelho de Mirandela durante muitos anos e presidente da Junta de Freguesia da Torre de Dona Chama durante 9 anos. No seu mandato foram executadas obras como a do pontão sobre o rio Macedo, a estrada para as Arcas, a construção do cemitério, a exploração de águas, a instalação da luz elétrica a rede de saneamento e o posto da G.N.R., deixando pronto o projeto para a construção de um bairro económico. Faleceu em 1975.

Homenagens

Em 13 de Julho de 2013 foi homenageado o Doutor Bonfim da Costa Neves, médico que, dedicou a sua vida em prol da comunidade, sem olhar a quem podia ou não pagar-lhe, mas olhando apenas a quem precisava. Ficou igualmente conhecido pela figura de Juíz da Paz, imparcial, não justiceiro, antes apaziguador de conflitos e mestre em sabedoria.

A esta homenagem associaram-se o bastonário da Ordem dos Médicos, dr. Germano de Sousa, o Secretário de estado Adjunto do ministro da Saúde dr. Adão Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, dr. José Silvano e o Governandor Civil de Bragança além de outras  ilustres entidades igualmente importantes na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *