Actividades e Atrações

Posted on

Actividades e atracções

Torre de Dona Chama é uma freguesia na qual têm lugar diversas festas durante todo o ano . A 26 de Dezembro dá-se a Festa dos Caretos, que representa a luta entre cristãos e mouros, que deriva das festas pagãs entre o bem e o mal, a luz e as trevas, o sagrado e o profano. Por volta de 3 de Fevereiro dá-se a Festa de São Brás, sendo precedida pela festa de Nossa Senhora das Candeias que tem carácter regional e termina com a partilha das merendas que levam nos farnéis.A Festa do Divino Senhor dos Passos, no 2.° fim de semana de Agosto, é a Festa da Vila, de carácter cultural, recreativo e religioso. Depois, a 14 de Setembro, há a festa do Divino senhor dos Aflitos com a sua pequena Capela.A 25 e 26 de Dezembro é a festa de Santo Estêvão e dos Caretos. Esta última ganhou um tipicismo peculiar, embora com algumas alterações ao sabor dos tempos e da organização. Porém, ultimamente consta das seguintes partes: “Deitar os jogos à Praça” no dia 25, sobretudo a tarde. Ao escurecer é o “roubar dos burros”. Depois “a Fogueira”. A 26 “a passagem da ciganada “, pelas 10 horas é o Carnaval antecipado com rapazes vestidos de raparigas e vice versa. Chamam-lhe “as Madamas”. Após o almoço é a “bênção do pão” no adro da Igreja. E, finalmente é o “Correr a Mourisca”. Não faltam os reis mouros e cristãos, os caçadores e as mouriscas. É a apoteose da festa, com jogos próprios, gritos, caixas e bombos.

A Torre tem também muitos pontos de atracção turística. Desde a gastronomia ao artesanato, passando pelos lugares típicos, monumentos, romarias e festas e tradições., para além de vários pratos relacionados com os enchidos e o presunto, artesanato, latoaria, albardaria e tecelagem.

Ao entrar na freguesia de Torre de Dona Chama, passa-se por uma Ponte Romana sobre o rio Tuela, o Monte de São Brás, com um castro pré-romano, o Pelourinho e a sua “ursa” no Largo da Berroa, a Igreja Matriz, o Santuário do Senhor dos Aflitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *